Sobre

Cultural? Mente? Santista? Pois é. Após uma série de entrevistas com artistas e produtores culturais de Santos e momentos culturais da cidade registrados no CineZen Cultural, decidimos criar um espaço próprio para deixar reunidos  esses relatos, imagens, recordações, fatos e personagens marcantes da cidade e região.

O site: 

CulturalMente Santista é com M maiúsculo mesmo. Afinal, as pessoas retratadas, sem necessariamente terem nascido em Santos, contribuíram e contribuem para a propagação e a evolução artística do município, da região. Com uma forma de pensamento que transcende a realização artística: transforma-se em articulação social, ajuda a população.

O site, lançado em outubro de 2011, dois anos e meio depois de seu irmão mais velho, o CineZen, não tem o objetivo de excluir e nem é contra a arte feita por gente de fora da Baixada. Muito pelo contrário. No entanto, é um espaço que surge para preencher uma lacuna. Aqui, artistas e pessoas da região têm seu espaço exclusivo, em entrevistas (muitas delas longas, de cunho autobiográfico), notícias, etc.

O evento:

Desde seu lançamento, o CineZen se tornou conhecido por promover bate-papos culturais. Inicialmente sobre cinema. Depois, abordando as diversas áreas da cultura na Baixada Santista. Como a maior parte do público era de fora de Santos, o editor André Azenha criou o site CulturalMente Santista e, logo depois, concentrou os eventos que aconteciam esporadicamente em duas semanas de debates diários, no CulturalMente Santista – Diálogos Culturais. A primeira edição ocorreu entre o fim de março e o começo de abril de 2012, totalmente de forma independente e com apoio da classe artística. No ano seguinte, realizado no mesmo período, o projeto ganhou a parceria do Sesc e os apoios da Secretaria Municipal de Cultura de Santos e da TV Tribuna, aumentando sua repercussão. Depois, derivados do projeto aconteceram, como o CulturalMente Santista em Quadrinhos, em três edições entre julho e setembro de 2013, e o CulturalMente Santista: Meio Musical, em duas edições no Lobo Estúdio. Em 2014, pela primeira vez, o projeto foi convidado a integrar a programação da Virada Cultural Paulista, dentro do MAIS – Música Autoral e Independente Santista, em encontro realizado no foyer do Teatro Guarany. A terceira edição do CulturalMente Santista – Diálogos Culturais está sendo preparada.

Editor do site e coordenador do evento

Foto: Fabio Peres.

Foto: Fabio Peres.

André Azenha: Jornalista, produtor cultural, crítico de cinema, editor dos sites CineZen Cultural e CulturalMente Santista, colunista de cinema do G1 Santos. Já teve textos publicados nas revistas Época São Paulo, Brasileiros, Rock Press e Dynamite. Criador do projeto CulturalMente Santista, que já teve duas edições. Ministrou e realiza oficinas de jornalismo cultural e crítica de cinema. Já organizou mais de 70 bate-papos e eventos culturais. Em janeiro de 2014, organizou a 1ª edição da Mostra Cine Brasil Cidadania, no Sesc. Idealizou e coordenou o Nerd Cine Fest Santos, em setembro de 2014. Também trabalha como assessor de imprensa de diversos clientes, como o Cine Roxy, Instituto Arte no Dique, especialmente na área cultural. Ministrou mais de 50 sessões do projeto Cine Comunidade, em Santos, percorrendo principalmente bairros em situação de vulnerabilidade. Idealizou um festival de cinema nerd após a oficina Quadrinhos no Cinema, que realizou no Sesc Santos, em 2012, e o “Dragon Ball-Day Santos”, evento para promover o filme “Dragon Ball Z – A Batalha dos Deuses”, em 2013., e dos quais foi idealizador e coordenador. . Contato: jornalista.andreazenha@gmail.com

Webmaster

wagnerWagner Beethoven: Nascido no meio dos anos oitenta, no surgimento da Madonna, ano do George Orwell. Adora o Pedro Juan Guitierrez, Mário de Sá-Carneiro e os beatniks. Sagitariano com ascendente em câncer, é gordo convicto e amante do Indesdrutível Hulk. Depois de se formar em Biologia, resolveu deixar o quadro de lado e se jogar nos códigos, folhas de estilo e amaranhado de símbolos PHP.



Os comentários estão desativados.