Santos será a capital nacional da dança de 18 a 23 de junho

30813659_1815756488729712_4368543202849628838_oO sexto Fidifest – Festival Internacional de Dança de Santos acontece de 18 a 23 de junho. Este ano a abertura ocorrerá no Teatro Guarany, em 18 de junho, 20h. O espetáculo de abertura será a obra“Intuição”, da Intuição Cia. de Ballet, que reside em São Paulo e existe há sete anos. Atualmente o foco da Companhia é a pesquisa e difusão da arte contemporânea.

A linguagem coreográfica desenvolvida pelo diretor e coreógrafo Vinícius Anselmo consiste em uma miscigenação e desconstrução da técnica clássica e da dança contemporânea. Resgatando o virtuosismo da estética clássica de saltos,  giros, elasticidade, sincronismo aplicados em movimentos de dança contemporânea com desarticulação, quebra de linha de rigidez, técnica de chão, dentro de um padrão de continuidade anatômica. Ele incorpora o uso das sapatilhas de pontas em suas obras como uma ferramenta para exploração da dança contemporânea. A pesquisa teórica gira em torno de temas psicológicos trazendo reflexões sobre as inquietudes humanas.

 

Com duração de 50 minutos, a obra reúne 12 bailarinos. A retirada GRATUITA dos ingressos ocorrerá uma hora antes da apresentação, na bilheteria do teatro, localizado na Praça dos Andradas, 100, no Centro Histórico de Santos.

 

Teasers

https://www.youtube.com/watch?v=MkHOUM2_aj8&t=1s

https://www.youtube.com/watch?v=0OnDVnYmrtY

https://www.youtube.com/watch?v=KExqLm_FvsY

Ficha Técnica:

https://www.intuicaocia.com.br/projetos

 

 

Serviço:
Abertura do 6º Fidifest – Festival Internacional de Dança de Santos
Terça-feira, 18 de junho, 20h
Obra “Intuição”, da Intuição Cia. de Ballet
Teatro Guarany – Praça dos Andradas, 100, Centro
Gratuito – Retirada dos ingressos uma hora antes

Mostra competitiva:
19/06 às 18h
20/06 e 21/06 às 17h
22/06 e 23/06 às 16h
Teatro Municipal Brás Cubas
Valor promocional onde todos pagam R$ 20,00 por dia.
Venda dos ingressos a partir do dia 19/06 na própria bilheteria do Teatro Municipal Braz Cubas.

 

 

Fidifest – Festival Internacional de Dança, presente no Calendário Oficial de Santos pela Lei 3520, chega à sua sexta edição entre 18 e 23 de junho. A abertura será no teatro Guarany. Mas a mostra competitiva acontece no Teatro Municipal Braz Cubas. Dirigido por André Santos (com experiência na Broadway) e Juliana Luiz, profissionais da Baixada Santista respeitados e reconhecidos nacionalmente, e realizado pela ADALPA – Associação de Dança do Litoral Paulista, com apoio da Secretaria de Cultura de Santos, o festival visa disseminar a dança na Baixada Santista, formar público para o gênero artístico, que tem crescido no país e ainda movimenta o turismo, atraindo artistas, profissionais da área e interessados de diversas partes do país e do exterior.

Em 2018 participaram 76 Escolas/Grupos com o total de 1605 bailarinos da Argentina, Itajaí/SC, Pinhais/PR, Barra Velha/SC, Balneário Camboriú/SC, Cornélio Procópio/PR e outras 19 cidades paulistanas, atingindo mais de 4 mil pessoas durante os seis dias do evento. Para esta edição são esperadas mais de 4 mil pessoas na plateia, 1800 bailarinos e mais de 240 participantes nos workshops.

INTERCÂMBIO INTERNACIONAL

Como já é tradição o FIDIFEST proporcionará aos dançarinos a oportunidade da troca de experiências no exterior. A audição internacional deste ano dará um Aceite para a UNCSA Summer 2020 (Escola de Artes da Universidade Carolina do Norte) e três bolsas integrais para uma Vivência nos Programas de Jazz e/ou Contemporâneos pelo período de duas semanas na Escola Danza 180º em Madrid, Espanha. Para mais detalhes é preciso acessar www.fidifest.com.br.

SOBRE O FIDIFEST:

O Fidifest – Festival Internacional de Dança de Santos ocorre anualmente, inspirado no Fall For Dance, festival lançado há 11 anos em Nova York.

O festival busca ser uma vitrine para os trabalhos coreográficos e um intercâmbio entre vários estilos de dança. Tem o objetivo de ser um instrumento que propicie aos bailarinos a profissionalização e a entrada no mercado de trabalho.

Contribui para a formação de público na dança e o fomento turístico e comercial de Santos.

Para este ano, são esperadas mais de 5000 pessoas, entre público, bailarinos, participantes nos workshops.

O festival tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Santos.

DIRETORES DO FIDIFEST:

Juliana Luiz

Cofundadora, Diretora e Produtora Executiva do FIDIFEST – Festival Internacional de Dança.

Em 2005 interrompeu a sua carreira no Comércio Exterior (sua primeira formação universitária) e iniciou a sua preparação para área cultural, onde obteve sua segunda formação superior (Produção e Direção de Rádio e TV – DRT: 30239), no qual por cinco anos trabalhou na TV (Inicialmente como estagiária na TV Band e na TV da Gente, depois como redatora e produtora executiva na Rede Família de Televisão (Emissora do Grupo Record) e em seguida no SBT como assistente de Produção Executiva, trabalhando diretamente com Marlene Mattos).

Ao sair do SBT em 2010, passou a trabalhar de forma independente na produção geral e produção executiva em diversos Eventos Culturais em São Paulo e na região da Baixada Santista, no qual exigiu a formalização como empresa, surgindo assim a JLS Produções Artísticas.

O seu grande conhecimento na área de Eventos, já a rendeu por duas vezes (2015 e 2016) o convite à ministrar o Curso Básico de Organização de Eventos do SENAC Santos

Apesar de trabalhar em todas as áreas culturais, o grande forte é o trabalho junto À Música (Foi produtora cultural da Banda Sinfônica de Cubatão) e especialmente junto À Dança, e isso se deve porque Juliana Luiz tem uma vida pautada na Dança –é formada em Balé Clássico pelo Conservatório Municipal de Cubatão e depois seguiu como bailarina de Moderno, Jazz Dance e Danças Urbanas em diversos grupos da região da Baixada Santista, paralelamente com a carreira em Comércio Exterior.

Foi Conselheira de Cultura da Cidade de Cubatão – Segmento Dança (2012-2014)

Em 2015 participou da criação do Festival Cubatão em Dança com o apoio da Prefeitura de Cubatão, e em 2018 reativou o Festival de forma independente.

Em Setembro de 2016, ajudou a criar a ADALPA – Associação de Dança do Litoral Paulista, onde atua como Vice-presidente.

E em Novembro de 2018 iniciou uma nova empreitada na área da Dança, criando o Site Conexão da Dança

(www.conexaodadanca.com.br), uma Plataforma de Divulgação/Pesquisa EXCLUSIVA da área da Dança. E todo esse envolvimento com a Dança a faz trabalhar cada vez mais no apoio de produção de Espetáculos e Festivais.

 

André Santos

Fundador e Diretor do FIDIFEST – Festival Internacional de Dança. Iniciou sua formação artística em 1987 quando residente numa comunidade carente de Cubatão, se juntou a um grupo de teatro de rua. Após 02 anos descobriu o amor pela dança, fazendo parte do Grupo de Dança Espaço Inverso de Zeca Rodrigues, sendo o ponta pé inicial para sua vida profissional artística. Segue em busca de novos aprendizados ligados a dança, fazendo cursos nas academias da Baixada Santista. Após muita luta para se manter financeiramente da dança, realizando trabalho como bailarino e coreógrafo em outros países (Japão, Russia, Italia), ele decide se especializar profissionalmente na dança, chegando finalmente ao Raça Centro de Artes de São Paulo de Roseli Rodrigues, onde inicia a fase de trabalho em televisão e com artistas, como: Alexandre Pires, Wanessa Camargo, Netinho de Paula, até que é convidado a integrar o Grupo Adryana e a Rapaziada, iniciando dessa forma na arte da música. Com o término do grupo ele retorna aos trabalhos como bailarino, e aliando a sua nova experiência como cantor ele atua no Musical Vitor ou Vitória, contracenando com Marília Pêra, Léo Jaime e Daniel Boaventura. Ao termino da temporada e encorajado por Marília Pêra, ele segue para EUA, onde estudou de 2003 a 2007 na Alvin Aylei American Dance Theater, de 2004 a 2009 na Paganini International Institute of Arts e de 2008 a 2009 na Broadway Dance Center. Ao término do curso na Broadway Dance Center, ele retorna ao Brasil e abre o Centro de Dança Backstage. Desde 2014 é professor titular de Jazz Dance Musical no Curso Técnico de Teatro Musical do SESI São Paulo, e atualmente também ministra aula de Jazz Broadway no Ballet Paulo Castro, na De Passos Arte e Dança e no Colégio Rio Branco, além de ser Coach de Movimentação Cênica para artistas de Teatro Musical.

ASSOCIAÇÃO DE DANÇA DO LITORAL PAULISTA:

A Associação de Dança do Litoral Paulista (ADALPA) é pessoa jurídica de direito privado, constituída na forma de sociedade civil de fins não lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, com o objetivo de prestar especialmente os seguintes serviços:

* A produção e execução conjunta de festivais de dança, espetáculos de dança, workshops, congressos, conferências, seminários, debates, exposições, oficinas e cursos para os seus associados e terceiros;

* Promover, participar e apoiar intercâmbio e capacitação dentro e fora do território nacional;

* Prestar Consultoria na Aplicação de Leis de Incentivo e na Elaboração de Projetos da Área de Dança.

Endereço:

Teatro Guarany – Praça dos Andradas, 100, Centro

Teatro Municipal Braz Cubas – Avenida Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias.

Maiores informações:

www.fidifest.com.br

www.facebook.com/fidifest