Projeto Quase no Quintal de Casa leva arte e reflexão sobre o meio ambiente às escolas públicas de Cubatão

Foto_QQCasa 7Nesta quarta-feira, 5 de junho, data que celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, acontecerá no teatro do Bloco Cultural José Edgard da Silva, em Cubatão, o lançamento do projeto “Quase no Quintal de Casa”.

 

Trata-se de um trabalho voltado a difundir a importância dos manguezais de maneira lúdica, respeitando e valorizando as experiências coletivas adquiridas com as dificuldades que as comunidades que habitam o entorno dessas áreas enfrentam.

 

O espetáculo traz ainda uma mensagem de esperança ao mostrar que com colaboração e engajamento de todos é possível melhorar o ambiente em que vivemos e cuidar da nossa casa comum – o planeta Terra.
As apresentações gratuitas e abertas ao público, nesta quarta, ocorrerão às 9h e 14h.

 

Depois, o projeto fará uma temporada de 30 apresentações. Vinte e cinco em Cubatão e cinco em Sorocaba.

 

Sobre o espetáculo Quase no Quintal de Casa

Com texto e direção de Alexandre Camilo, a obra conta a história de Naldo, menino que, ao realizar um trabalho escolar sobre o meio ambiente, descobre quase sem querer que há vida no mangue, lugar esse próximo à sua casa.

 

Ao se deparar com a riqueza do lugar, o protagonista descobre também que os habitantes do mangue estão revoltados com a quantidade de lixo jogada lá, sem nenhuma consciência, pelos seus vizinhos.

 

Dessa forma ele conhece Gilda Guará, uma guará-vermelho, o caranguejo-uçá Caco, e Luva, espécie de cachorro do mato, conhecido também como “Mão Pelada”.

 

Esses animais, cada qual um importante representante de sua espécie, estão preocupados com o destino do mangue. Ao conhecer seres tão diferentes do seu mundo, mas tão próximos à sua realidade, Naldo se desperta para a responsabilidade de cuidar do meio ambiente.

 

Duração: 45 min

 

O espetáculo é direcionado a crianças de seis a dez anos de idade e será apresentado gratuitamente em escolas públicas de Cubatão e de Sorocaba.

 

Este projeto foi viabilizado pelo Ministério da Cidadania por meio da Secretaria Especial da Cultura – Lei de Incentivo à Cultura, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cubatão, da Cria Criou Companhia de Artes e tem como patrocinadores a Petrocoque S.A. e Sonoco Embalagens. A iniciativa deste projeto é do Instituto Cultural Vasco Carmano Gonçalves e a execução, da Cia de Teatro Era Uma Vez…

Serviço:
Lançamento do projeto Quase no Quintal de Casa.
Quarta-feira, 5 de junho, apresentações às 9h e 14h
Teatro do Bloco Cultural de Cubatão – Praça dos Emancipadores, s/nº Centro, Cubatão