5ª Santos Comic Expo divulga regras para desfile cosplay

21616481_1471812252903476_1710397407596886876_nA quinta edição da Santos Comic Expo acontece em 14 e 15 de outubro no Centro de Cultura Patrícia Galvão, com entrada gratuita. Quem esteve presente nas edições anteriores, se deparou com diversas pessoas fantasiadas, homenageando seus personagens favoritos. Trata-se do desfile cosplay, que está confirmado para este ano e as regras estão disponíveis no link: http://www.santoscomicexpo.com.br/o-evento/cosplayers e abaixo:

CATEGORIA: DESFILE

Vagas – 30

REGRAS

1-Inscrição.

1.1    – As inscrições são gratuitas e serão abertas após o início do evento até as 15h00 de cada dia. Após o horário não  serão aceitas mais inscrições.

1.2    – O concurso é aberto para adultos e crianças a partir dos 5 (cinco) anos de idade.

1.3    – Não serão permitidas as inscrições de membros da comissão organizadora, coordenadores ou staffs do evento. Será permitido estandistas, expositores e convidados a participar.

1.4    – Os participantes devem se reunir 30 (trinta) minutos antes do concurso, ao lado do palco ou assim que o apresentador anunciar o início dos preparativos para a fila do concurso. Os participantes organizados em fila deverão manter-se nela até o momento de sua apresentação. Caso saiam do local estipulado pelo staff responsável e perderem sua hora na apresentação, só poderá apresentar-se ao final de todos os participantes e se autorizado pelos juízes.

1.5    – O participante que deseja se inscrever deverá levar no dia, uma folha de sulfite A4 com 3 (três) imagens distintas do personagem, afim de que sirva de base para a comissão julgadora. A falta do requisito implica em perda de 1.0 pontos da nota final do cosplayer.

1.6    – O concurso cosplay irá acontecer nos dois dias do evento, porém o trio vencedor do sábado, só poderá participar novamente do desfile no domingo com um cosplay distintos do dia anterior, os demais competidores que não ganharam, poderão repetir seu cosplay.

1.7    – O participante deverá assinar a inscrição do concurso, assumindo que leu previamente este regulamento e está de acordo a se sujeitar a todas as cláusulas em uníssono, sendo ciente das punições e restrições do regulamento.

1.8    – Uma vez inscrito em uma das modalidades o cosplayer concorda em expor sua imagem, podendo ser usada pelo evento em campanhas futuras, gravações de vídeo e etc.

2-Premiação.

2.1 – A intenção do desfile cosplay é para fins de confraternização entre todos, porém a organização irá premiar os três primeiros após o julgamento do júri.

2.2 – O primeiro lugar ganhará o KIT A, que consiste em um troféu personalizado do evento, HQs aleatórias, Action figures aleatórias e outros brindes.

2.3 – O segundo lugar ficará com o KIT B que consiste em HQs aleatórias, Action figures aleatórias e outros brindes.

2.4 – O terceiro lugar ficará com o KIT C que consiste em HQs aleatórias, outros brindes.

3-Regras gerais.

2.1 – É proibido o porte de qualquer tipo de explosivos, armas de fogo e armas brancas afiadas ou com pontas. É permitido apenas o uso de objetos que não representem perigo para os presentes no evento. O porte de armas de fogo e brancas afiadas e/ou com pontas acarretará no recolhimento do material para o guarda-volumes, onde o portador poderá retirá-lo no final do evento.

2.2- A interação com a plateia é permitida, desde que não ocorram ofensas, agressões, constrangimentos, nem atrapalhe o andamento do concurso.

2.3 – É proibido pular do palco e atirar objetos para fora dele. Sujeito a perda de pontos da apresentação ou desfile e dependendo do tipo de objeto, o participante poderá ser convidado a se retirar do evento.

2.4 – O participante deve entrar e sair do palco pelos lados indicados no dia. Assim como fazer a apresentação da maneira como for instruída com o equipamento de palco.

2.5 – É proibido o uso de qualquer banner ou faixa durante a apresentação de cosplay no palco divulgando algum site, empresa, página ou canal do youtube, sem autorização do evento. Sujeito ao participante ser convidado a se retirar do evento.

3 – Apresentação

3.1 – O participante será chamado 3 (três) vezes para subir ao palco, caso não responda ou não esteja presente, atraso de 2 minutos será permitido, se o cosplayer não comparecer será desclassificado automaticamente.

3.2 – O participante deverá apresentar 3 (três) poses: frente, costas e frente com um gesto característico do seu personagem no ponto indicado pelos apresentadores, gestos obsceno serão punidos severamente pelos juízes com perda de pontos.

4 – Julgamento

4.1 – As notas serão dadas pelos juízes, e a média entre eles será a nota final. No caso de ausência de algum dos juízes previamente anunciados, um membro da organização do evento substituirá o juiz ausente durante as apresentações.

4.2 – Os quesitos para avaliação serão: detalhamento de roupa, fidelidade ao personagem por roupa e maquiagem sendo nota única de 0 (zero) a 10 (dez).

4.3 – Para o quesito “roupa”, os juízes são instruídos a julgar sua dificuldade e fidelidade ao personagem original. Não será levada em conta a constituição física do participante, assim como sua cor de pele natural ou biotipo ou sexo, mas sim os meios usados na execução da roupa.

4.4 – Em caso de empate nas notas finais dos primeiros colocados e sujeitos a premiação, caberá aos juízes o critério de desempate.

4.5 – Os juízes se reunirão antes do concurso, para receber instruções detalhadas sobre o procedimento e os critérios de julgamento, assim como as inscrições aliadas a sua referência e se reunirão após o concurso, para analisar o cálculo das notas.

4.6 – Os juízes do concurso de cosplay são escolhidos pela coordenação da área de Cosplay.

4.7 – As somatórias, médias e notas finais serão feitas na presença da banca de juízes.

4.8 – Todos os resultados serão considerados oficiais depois de divulgados pelo no site oficial do evento: www.santoscomicexpo.com.br

4.9 – Os casos omissos no regulamento serão analisados pela coordenação de cosplay e pela banca de juízes.

5 – Comportamento

5.1 – Os participantes que tiverem reivindicações, as mesmas devem ser feitas apenas pelo canal oficial de comunicação do evento pelo e-mail contato@santoscomiccon.com.br caso o mesmo faça reivindicações em quaisquer outros canais de comunicação, rede social ou no próprio dia e local do evento, estará sujeito a banimento dos próximos 2 (dois) concursos e em caso de início de balbúrdia no local do evento, poderá ser convidado a se retirar do local.

Sobre o evento:

Realizada pelos Guerreiros, a 5ª Santos Comic Expo terá mais de 60 quadrinistas em seu Artist’s Alley, espaço voltado para os artistas exporem e comercializarem suas obras – um dos maiores do gênero em eventos geeks fora das capitais no Brasil. Já estão confirmados nomes como Mylle Silva (Curitiba), Wesley Samp (Brasília), Paulo Crumbim (santista radicado em São Paulo), Cristina Eiko (São Paulo) e Danger Jazz (Santos).

Entre os quadrinistas convidados, destaques para Vitor Cafaggi (Belo Horizonte), autor (ao lado de sua irmã, Lu Cafaggi) da HQ “Turma da Mônica – Laços”, vencedora do Prêmio HQ Mix e que será adaptada para o cinema, e o premiado cartunista Orlandeli (da  Graphic MSP Chico Bento: Arvorada). Destaque também para a equipe do site Pipoca & Nanquim.

A programação gratuita terá ainda painéis de debate com profissionais da cultura geek, exposição em homenagem aos 50 anos de Tokusatsu (os seriados de heróis japoneses popularizados no Brasil durante os anos 80, na extinga Rede Manchete), workshops e cursos de desenho e colorizaçãoorigami, mostra de artes, jogos de tabuleiros, presenças de editoras, show musical, caricaturistas, desfile de fantasia infantil, concurso cosplay e área de vendas com cerca de 25 lojistas do ramo nerd/geek de várias partes do Brasil.

Histórico

A Santos Comic Expo é um dos maiores e mais tradicionais eventos do gênero feito fora de uma capital brasileira. Todos os demais estão situados em capitais: Comic Con Experience (CCXP), em São Paulo, a ComicCon RS, em Porto Alegre, o Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), de Belo Horizonte, e a Bienal de Quadrinhos de Curitiba, por exemplo.

 

Anualmente a convenção busca, em todas as suas ações, a associação de sua marca com a cidade e suas instituições. Já foram realizadas ações conjuntas com o Santos Futebol Clube, a Santa Casa de Santos, Fundo Social de Solidariedade, Teatro Municipal Braz Cubas, Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes, entre outros.

 

Os cartazes do evento são concebidos por artistas renomados do gênero e frequentemente retratam pontos turísticos santistas, com personagens dos quadrinhos integrados às imagens. Em 2017, os artistas envolvidos na produção do material são Germana Viana, Juliana Loyola, Marcio Abreu, Junior Cortizo e Eduardo Vetillo.

 

Realizada pela primeira vez na Estação da Cidadania, inspirada em parte no famoso Mercado das Pulgas (hoje Festival Guia dos Quadrinhos), a Santos Comic Expo cresceu e já em sua segunda edição mudou-se para o Centro de Cultura Patrícia Galvão.

 

Em seus cinco primeiros anos destacam-se as presenças de Fernando Ventura, autor de quadrinhos da Abril e um dos responsáveis pela retomada da editora em produzir material inédito dos quadrinhos Disney, do desenhista Paulo Siqueira e do arte-finalista Denis Dym, ambos trabalhando para editoras americanas, como a DC Comics, de José Marcio Nicolosi, diretor de animação do Estúdio Mauricio de Sousa, de Paulo Maffia, editor da linha Disney na Editora Abril, de Cristiano Zanetta, o Batman do Brasil, que realiza visitas a crianças com câncer no estado de Santa Catarina para a primeira exibição do documentário sobre a vida dele produzido por alunos da Baixada Santista, e da Comix Book Shop, a maior loja especializada em quadrinhos do Brasil, entre outras atrações.
Sobre os Guerreiros:

Grupo organizador formado por profissionais dos mais variados segmentos que, após anos flutuando pelo meio, seja na formação de editoras, ou na participação de eventos e sites especializados, investe agora na realização de projetos culturais que elevam o acesso à cultura pop, em especial a nona arte. Atualmente o grupo é formado por André Jorge, Claudio Roberto Basílio, Fabio Gomes Ribeiro, Fidélis Martuscelli, Henrique HEO, José Renato Silva Santos Filho (Renatinho), Marco Aurélio Morais Fernandes, Rodrigo Piovezan, Rogério Vieira de Simone e Sergio Santos.

 

5ª Santos Comic Expo é realizada pelos Guerreiros, tem patrocínio do CNA e apoios das Secretarias Municipais de Turismo e CulturaEditora JBC, Factor, Íbis, HEO Design e Sora produções.

 

Maiores informações:

www.santoscomicexpo.com.br

www.facebook.com/santoscomicexpo

 

Serviço:
5ª Santos Comic Expo
Sábado, 14 de outubro, 11h às 20h
Domingo, 15 de outubro, 10h às 18h
Entrada gratuita.