Curta-metragem do Instituto Querô fica entre os 10 melhores filmes em festival na Inglaterra e recebe certificado da UNESCO

Janelas da Cidade1Santos é uma das cidades reconhecidas pela UNESCO como Cidade Criativa, na categoria cinema, selo que ganhou em 2015, se juntando a outras 116 cidades, de 54 países, da Rede Criativa UNESCO. Por conta disso, foi convidada a participar do festival Small World Film Festival, na cidade de Bradford, na Inglaterra.

 

Entre os 45 filmes participantes, dois filmes de Santos foram selecionados: “Janelas da Cidade” e “Santos, Eu te amo”, produzidos em coletivo pela equipe do Instituto Querô em 2015 e 2012, respectivamente. Os filmes competiram na categoria Minha Cidade, e o “City Windows” (Janelas da Cidade) acabou ficando entre os 10 finalistas da premiação, recebendo um certificado especial do júri popular por sua colocação.

 

“Já é um prêmio termos um selo dessa importância pra cidade de Santos, que desperta tantos talentos no cinema seja nas Oficinas Querô, como em cursos da Unimonte, Oficinas Pagu, Curta Santos e tantos outros projetos audiovisuais da região. E saber que pudermos representar nosso município e ser reconhecido pelo júri é, sem dúvida, emocionante e incentivador. Precisamos mostrar Santos para o mundo!”, comenta Tammy Weiss, coordenadora institucional do Instituto Querô.

 

O júri se reuniu no dia 1º e julho na UGC Cinema, em “Enghien les Bains” (França) para assistir aos filmes e escolher os vencedores. Para o diretor do festival, David Wilson, os filmes participantes surpreenderam. “Tivemos uma noite brilhante e fui atormentado com o entusiasmo e a energia do nosso maravilhoso painel. Tivemos um tempo realmente agradável e desafiador escolhendo os vencedores, pois a qualidade e a criatividade de nossos cineastas eram altas”. (Fonte: http://bradford-city-of-film.com)

 

O curta-metragem Janelas da Cidade é uma produção em coletivo da equipe do Instituto Querô, com direção e roteiro de Tammy Weiss, feito especialmente para a abertura do 13º Curta Santos (2015). Nele, a cidade de Santos é apresentada por meio de diferentes visões, através das janelas dos seus moradores, tendo como foco na seleção das cenas, os contextos sociais e emocionais que aqueles espaços carregam para quem freqüenta a cidade. Assista o filme: https://youtu.be/Jl2kHjHGC0g