Arraial do Arte, em Santos, recupera essência da Festa de São João, busca fomentar a cadeia produtiva local e tem apelo turístico

dique

Em junho, no Dique da Vila Gilda, em Santos, a festa Arraial do Arte, promovida pelo Instituto Arte no Dique com apoio da Prefeitura Municipal do município, busca resgatar a essência da Festa de São João. Este ano a festa integra a programação de celebrações dos 15 anos da instituição. Com barracas que oferecerão os quitutes originais e tradicionais da cultura popular – bolo de milho, canjica, cural, milho cozido, pamonha, pinhão, bolo de fubá, pipoca, entre outros -, o projeto visa fomentar a cadeia produtiva local e tem apelo turístico.

 

No espaço localizado ao lado do instituto, acontecerão shows musicais, apresentações de dançarinos, quadrilhas e lá estarão barraquinhas de comidas e bebidas típicas. O funcionamento  se dará durante três finais de semana, sempre de sexta e domingo, nos dias 16, 17 e 18, 23, 24 e 25, 30 de junho, e 1º e 2 de julho. Toda a programação é gratuita. O arraial sempre começará às 19h. Os shows e intervenções artísticas terão início sempre às 21h. O projeto ainda contará com quadrilhas formadas por moradores e instituições da Zona Noroeste.

 

O Arraial do Arte busca estimular a produção da região do Dique da Vila Gilda, bem como trabalhar a questão da cidadania e o envolvimento dos moradores com a comunidade. Eles que produzem a decoração da festa. “Moradores da comunidade poderão ocupar as barracas e comercializar comidas e bebidas produzidas por eles mesmos. Assim, o Arraial do Arte buscará contribuir para o comércio local, além de promover o intercâmbio cultural entre as pessoas que lá vivem e moradores de outros bairros e cidades”, explica José Virgílio Leal de Figueiredo, presidente da instituição e idealizador da festa.

 

A agenda de 15 anos do Arte no Dique terá ainda, até dezembro, o festival o Som das Palafitas, a Mostra Cultural da Primavera e, em dezembro, a Mostra Cultural Plínio Marcos.

 

Programação de shows:

 

Junho 19h00 20h00 21h00 22h00
Sex – 16 Escola Total Escola Total Apresentação musical Dj
Sab -17 Apresentação musical  Quadrilha Quadrilha Dj
Dom- 18 Coletivo Querô Danilo Nunes/ Banda Querô Quadrilha DJ

 

Junho 19h00 20h00 21h00 22h00
Sex – 23 Escola Total Escola Total ————— Dj
Sab -24 Tae Kown Do Vibe House

(a confirmar)

Vibe House

(a confirmar)

Dj
Dom- 25 Dança +

Violão

 

Juliana Damazio/ Banda Querô Juliana Damazio/ Banda Querô Dj

 

Junho 19h00 20h00 21h00 22h00
Sex – 30 Escola Total Escola Total ————— Dj
Sab -01 (jul) Capoeira

+ Coletivo

Quadrilha ————— Dj
Dom- 02 (Jul) Teatro Diego Alencikas e Banda Querô Diego Alencikas e Banda Querô Quadrilha

 

 

Maiores informações: www,artenodique.org e www.facebook.com/artenodiqueoficial.
Telefone: 13 3299-4730.