Incubadora criativa de Cubatão propicia a realização de quatro projetos culturais no 2º semestre de 2016

Os proponentesb003ffe2-60a2-4d8a-b2e8-bd62be994951 que tiveram seus projetos aprovados nas duas fases de seleção do segundo edital da Vara Para Pescar – Incubadora Criativa de Projetos, de Cubatão, que tem patrocínio da Petrobras, assinaram o Termo de Responsabilidade sobre Incubação no dia 11 de julho. Foi o primeiro passo para que quatro iniciativas virem realidade neste segundo semestre de 2016.

Canto, dança, interpretação, audiovisual, fotografia, inclusão, diversidade e  empoderamento feminino são alguns dos temas e características que serão abordados nas quatro atividades que iniciarão com oficinas e resultarão em realizações práticas. “O objetivo da incubadora é propiciar a cada proponente selecionado a chance de realizar seu sonho. Para isso, ensinamos como um projeto deve ser formatado e fazemos todo o acompanhamento antes, durante e após sua realização”, explica a coordenadora da Vara Para Pescar,Viviane Veiga Távora.

Seleção:

Os quatro projetos participaram do edital lançado em março deste ano. Cada um foi contemplado no valor de R$ 10 mil para realizar programações artísticas pela cidade de Cubatão. “Todos são iniciativas que, de alguma forma, contribuem para a formação de novos profissionais, o aprofundamento de questões importantes da nossa sociedade, especialmente a questão da cidadania, e levam ao aluno o conhecimento teórico e prático de cada segmento escolhido”, afirma a produtora.

Sobre os projetos:

“O Rei do Trono de Palha – O Musical” – Oficina gratuita incluindo as três expressões artísticas utilizadas no gênero musical – canto, dança e interpretação – com a carga horária de 21 horas divididas em três dias. As aulas serão destinadas a 30 pessoas com mais de 17 anos. Os alunos participarão posteriormente da montagem do espetáculo musical da Cia Wojtyla, “O Rei do Trono de Palha”.

O espetáculo: Em um mundo dominado pela ganância, um rei obcecado pelo seu trono e poder se sente ameaçado com uma antiga profecia de um novo governante que viria ao mundo por meio de uma virgem. De outro lado da história, uma jovem e seu noivo são escolhidos para a missão de trazer ao mundo o novo rei. Aquela que do alto de sua simplicidade escolhe um trono de palha para reinar. O Reino do Trono de Palha é uma visão lúdica e afetiva do nascimento de Jesus e conta de forma muito particular as aventuras vivenciadas pelos personagens ao longo do tempo.

A iniciativa é de Caio Bonicronto, 29 anos, que estudou Canto Popular no Conservatório Souza Lima, Cinema na Universidade Anhembi Morumbi, e Teatro Musical no Senac. Tudo em São Paulo.

‘mAMAR” – Idealizado por Duda Matias, visa a realização de um ensaio fotográfico com mães amamentando em pontos turísticos de Cubatão e, em seguida, uma exposição. Surgiu da necessidade de valorização da amamentação e para mitigar o estereótipo de que o corpo feminino é um objeto sexual. Para isso, foi idealizada uma exposição de fotografia, que por ser uma peça artística silenciosa é capaz de sensibilizar o público.

A amamentação e o carinho materno em pontos específicos da cidade farão com que os moradores se identifiquem com o espaço, uma vez que a relação mãe-filho é uma expressão que ultrapassa qualquer cultura e/ou geração.

Gratuita, a iniciativa tem as mulheres como público-alvo. A exposição ficará aberta na área de expositores do Parque Anilinas durante um mês. O lançamento acontecerá para convidados que fazem parte do movimento materno da cidade, autoridades públicas, formadores de opinião (imprensa) e familiares das fotografadas. Depois, a mostra percorrerá outros pontos do município.

“Oficina Olhar Documental: Criação Prática de Documentários” – As oficinas serão oferecidas gratuitamente pelo fotógrafo e videomaker Douglas Casari para vinte mulheres a partir de 18 anos e terá a duração  de 33 horas divididas em 11 dias, sendo que as três últimas aulas serão realizadas nos laboratórios da Unimonte.

O telefone celular será o instrumento de trabalho durante as aulas, que abordarão a temática “Diversidade e Tolerância”. Também serão ministradas aulas teóricas sobre história, pré-produção, realização e finalização de documentários. Ao término, acontecerá um evento com exibição do conteúdo produzido em aula (um curta de cinco minutos) e bate-papo com duas mulheres do Movimento Audiovisual da Baixada Santista.

“Handbells” – Projeto musical que promoverá três dias de oficinas nas quais os 40 alunos conhecerão sobre a “Prática de Sinos de Mão”.  Surgiu de uma experiência musical da proponente Bruna Marinho que, para aprimorar-se como pianista e professora de música, participou de um intercâmbio nos Estados Unidos promovido por Dr. Shelly Moorman com o apoio da instituição de ensino Lebanon Valley College.

As aulas serão ministradas pela professora norte-americana Shelly Moorman. No terceiro dia haverá uma apresentação de encerramento com repertório variado e músicas natalinas. Para o encerramento, o projeto contará com a participação especial do coral Canto Mágico de Cubatão.

Para participar das oficinas gratuitas, o candidato precisa ter certo conhecimento musical e poderá fazer a inscrição via internet. A apresentação de encerramento terá entrada franca.

Sobre a incubadora:

Vara Para Pescar – Incubadora Criativa de Projetos, patrocinada pela Petrobras, é uma continuidade do projeto Vara Para Pescar – Escola de Produtores Culturais, também patrocinado pela Petrobras por intermédio do Programa Petrobras Integração Comunidade, que visa a sustentabilidade dos resultados conquistados naquele projeto.

Consiste em uma série de atividades que consolidarão os resultados obtidos pelos alunos da Escola de Produtores Culturais (projeto patrocinado pelo IPC), durante os dois anos de formação (maio de 2013 a abril de 2015).

Em seus dois primeiros anos de atuação, oito projetos foram incubados. Cada um deles conta com apoio da instituição e seus profissionais nas seguintes áreas: assessoria de imprensa, supervisão do projeto, consultoria especializada em gestão, uso das salas de aula da incubadora, equipamentos de audiovisual para registro das atividades, laboratório de informática e biblioteca.

Maiores informações:

http://varaparapescar.com.br/

https://www.facebook.com/VaraParaPescar