Gramado recebe lançamento de livro sobre Batman e Superman no Cinema

kulhydrater i mad tabel go Em 24unnamed de março, os dois maiores heróis do planeta se encontraram pela primeira vez no cinema. “Batman V. Superman: A Origem da Justiça” reúne o Cavaleiro das Trevas e o Homem de Aço, introduzindo a Liga da Justiça nas telonas. Ambos os personagens já passaram dos 75 anos de existência e têm sido retratados de diferentes formas desde os anos 40, quando surgiram as primeiras séries nas matinês cinematográficas dos EUA. Quase não havia televisão e esse tipo de programa era um dos mais famosos na época. Fã de Batman e Superman desde pequeno, o jornalista e crítico de cinema paulista van de heuvel tuindecoratie link André Azenha decidiu contar essas histórias em um livro.

hele vejen nik og jay boka havets katedral view “Histórias: Batman e Superman no Cinema” é um resgate dessas trajetórias e conduz o leitor a uma viagem no tempo. Mesclando jornalismo e crítica de cinema, o autor criou um presente de fã para fã e para quem pretende se iniciar pela história dessas duas figuras tão emblemáticas da cultura pop a partir do século XX. Com ilustração da capa desenhada pelo artista plástico http://leftprevent.life ems training amsterdam Waldemar Lopes, o trabalho prepara o terreno do espectador/leitor para o tão aguardado encontro nas telonas.

http://ironneedle.live/2018/08 waarom glasvezel ipv kabel Em la la land die watch 30 de agosto, uma terça-feira, a partir das 18h30, acontece o lançamento do livro e bate-papo com o autor na Livraria parents élancez vous caf Café Conceito, em Gramado (RS): Rua Claudio Pascoal, 33, loja 4 e 5, Praça Mj Nicoletti.

la rondavelle tamarin mauritius Durante o encontro, Azenha comentará os principais momentos das séries e filmes dos dois heróis e o futuro do universo DC nas telonas.

couch hohe sitzhöhe “O livro tem informações valiosas tanto para os fãs hardcore quanto para os espectadores eventuais, como eu. Como não gostar da história daquelas primeiras tentativas de levar o Batman para o cinema, em forma de seriado, com aquele herói triste, de orelhas caídas e cigarros voando do bat-cinto de utilidades? A história de ambos na indústria audiovisual é coberta sem falhas”, escreve o jornalista e cinéfilo Gustavo Klein no prefácio do livro.

Motivação:

“A série animada de Superman dos anos 40 feita pelos irmãos Fleischer estava à frente de seu tempo e serviria de referência para tantos estúdios desde então. Se ‘Star Wars’ é considerado o precursor dos filmes que chegam ao mercado junto a uma série de itens dos mais variados, numa campanha visceral de marketing organizado, o Batman de 1966 rendeu aos fãs toda uma memorabilia, ainda que os itens fossem comercializados por empresas diferentes e que necessariamente não possuíam direito de imagem dos personagens. ‘Superman – O Filme’ trouxe efeitos visuais inovadores para a indústria cinematográfica. “Batman – O Cavaleiro das Trevas” (2008) transcendeu as histórias em quadrinhos e, em meio à onda 3D, teve cenas rodadas em Imax, pois o diretor Christopher Nolan queria que o espectador tivesse a melhor das imagens. Feitos mais do que dignos para personagens oriundos de uma arte que tantas vezes foi encarada com preconceito por parte de ‘intelectuais’ e marginalizada nos anos 50, período em que foi publicado o livro ‘Seduction of the Innocent’, do alemão Fredric Wertham, que levou políticos a criarem uma campanha contra os quadrinhos e o Comics Code Authority”, explica André Azenha. “A ideia foi relatar, com uma linguagem acessível e ao mesmo tempo aprofundada, a trajetória desses dois mitos no cinema. Traçar paralelos entre as séries e filmes com os quadrinhos e o próprio cinema, como o Expressionismo Alemão, importantíssimo na criação do Batman nos quadrinhos e, décadas depois, na concepção dos filmes de Tim Burton”, ressalta o autor.

O autor

André Luiz de Albuquerque Azenha, natural de Santos (São Pasulo), nascido em 1980, é jornalista, crítico de cinema e produtor cultural. É editor do site CineZen Cultural (www.cinezencultural.com.br) e desde 2012 escreve no blog Espaço de Cinema do G1 Santos. Atualmente também tem uma coluna no jornal diário Expresso Popular, a CinExpresso, publicada aos sábados, e colabora quinzenalmente com a Rádio CBN Santos comentando os principais lançamentos. Já foi convidado para comentar cinema na TV Tribuna (afiliada Globo na Baixada Santista).

Colaborou com textos sobre cinema e música para revistas, jornais e sites de Santos, São Paulo, Limeira, Maceió e Rio de Janeiro.

Ministra cursos e oficinas de cinema e jornalismo cultural. Entre eles, “Introdução à História, Teoria e Crítica de Cinema” e “Jornalismo, Assessoria de Imprensa e Crítica Cultural” (Open House Idiomas), “Quadrinhos no Cinema” e “História do Batman no Cinema” (ambos no Sesc Santos).

Realiza um projeto de cinema itinerante que percorre bairros de Santos em sessões de filmes seguidas por bate-papos com o objetivo de formar público para cinema e instigar um olha mais crítico por parte do espectador a partir dos filmes.

É idealizador da Mostra Cine Brasil Cidadania, que visa exibir longas do cinema nacional seguidos de debates com seus realizadores, Nerd Cine Fest Santos – Festival de Cinema e da Cultura Nerd e Geek do Litoral Paulista, e do Culturalmente Santista – Diálogos Culturais, projeto que integra o calendário oficial de Santos.

Colaborou com o crítico Rubens Ewald Filho entre 2008 e 2009. Trabalhou em agências de comunicação, em São Paulo, entre 2008 e 2011, atendendo clientes de diversas áreas. Segue atuando como assessor de imprensa. Entre seus clientes, está o Cine Roxy, tradicional cinema santista. Produziu a festa de 80 anos do Cine Roxy, em 2014. Fez a assessoria de imprensa da itinerância da Mostra Internacional de São Paulo de 2014, em Santos, e da mostra em homenagem ao cineasta Marcelo Gomes (2015), ambos a convite do Sesc. Em 2011, mediou os debates do ciclo Documentários Comentados.

Entre 2013 e 2015, realizou os projetos “CineZen Clube”, no qual convidada personalidades de Santos de diversas áreas para comentar os filmes que marcaram suas vidas, e “Veja o Espetáculo e Conheça o Artista”, com shows e peças seguidas de bate-papos com os artistas.

Produziu e realizou mais de 150 bate-papos culturais sobre diversas áreas: cinema, literatura, teatro, produção, política cultural, música, artes visuais, etc.

Tem três livros artesanais publicados: em 2008, Poesia a Quatro Mãos, em parceria com sua mãe, Regina, e dois em 2012: “Coletânea CineZen”, que reúne textos do site, e “Meu Namoro com o Cinema”, com críticas de filmes que abordam de alguma forma o amor.

A livraria Café Conceito:

O lugar onde você se encontra e se encanta. Onde cada olhar seu depara-se com conceitos elevados ditos por nossos mestres escritores. Construída na cidade dos sonhos do Brasil e localizada na alma de Gramado, em frente à igreja Matriz e ao lado da rua Coberta, este espaço cultural tem área gourmet para satisfação completa. Hoje também com momentos: Palestras, workshops e sessões de autógrafos disputando os melhores dias para acontecerem. Sempre acompanhando as mudanças dos tempos tornou-se referência para muitos que dela fazem seu  espaço de lazer moradores ou turistas. Maiores informações: http://www.livrariacafeconceito.com/.

Ficha técnica:
Histórias: Batman e Superman no Cinema.
Autor: André Azenha.
Ilustração da capa: Waldemar Lopes.
Foto da contracapa: Paula Cristina Cagnani Fernandes Azenha.
Identidade gráfica: Factor.
Revisão: Adriana Martins.
Prefácio: Gustavo Klein.
Produção: independente.
Valor do exemplar: R$ 30.

Serviço do lançamento:
Tarde de autógrafos e bate-papo com o crítico André Azenha
Terça-feira, 30 de agosto, 18h30
Livraria Café Conceito – Rua Claudio Pascoal, 33 – loja 4 e 5 – Praça Mj Nicoletti Gramado – RS
Telefone da livraria: (54) 3286 – 4692
Maiores informações: https://www.facebook.com/livrariaconceito/

Maiores informações do escritor:

www.facebook.com/andreazenha01
www.cinezencultural.com.br
www.facebook.com/cinezen
www.facebook.com/batmanesupermannocinema/
jornalista.andreazenha@gmail.com