Festival internacional de dança em Santos abre inscrições para workshop com Zeca Rodrigues

zecaO Fidifest – Festival Internacional de Dança chega à sua terceira edição entre 25 e 29 de maio, noTeatro Municipal Brás Cubas. São esperados centenas de dançarinos e bailarinos de diversas partes do país. O projeto visa disseminar a dança na Baixada Santista e formar público para o gênero artístico, que tem crescido no país. Até o festival, ocorrerão diversas ações.

Atualmente, estão abertas inscrições gratuitas para um Workshop de Jazz Musical ministrado pelo renomado coreógrafo Zeca Rodrigues, a fim de formar o Balé Fidifest. O workshop ocorrerá na última semana de abril. Na ocasião, Zeca utilizará a linguagem de Jazz Musical, com base na influência dos grandes musicais da Broadway, associando técnica e movimentação dinâmica. O produto desse workshop poderá ser visto diariamente entre os dias 25 e 29 de maio, quando os alunos se apresentarão abrindo as noites do festival.


Seleção:

As vagas são para bailarinos e bailarinas com idade a partir de 16 anos, com conhecimento e domínio em algum estilo de dança.   Os candidatos devem preencher e enviar a ficha de inscrição, que pode ser baixada no link: http://fidifest.com.br/bale-fidifest/.   Após preenchê-la, o candidato deve enviar email parafichas@fidifest.com.br junto com um link do Youtube pelo qual seja possível avaliar o interessado.  A Ficha deve ser encaminhada até as 23h59m de 4 de março. O resultado será divulgado no site do festival em 31 de março.


Sobre Zeca Rodrigues:

Iniciou sua carreira artística profissional como coreógrafo em 1980, quando formou o grupo de jazz Espaço Inverso, em Cubatão, onde representou por 20 anos a cidade em grandes festivais. Coreografou diversas companhias e academias da Baixada Santista, da região metropolitana de Campinas e da capital paulista, tendo sempre o Jazz Dance como plataforma de trabalho. De 2001 a 2009 foi diretor de shows e eventos do Parque Hopi Hari, onde coreografou todas as atrações do espaço nesse período. Desde 2009 é coreógrafo da Cia. de Dança de Cubatão, entidade associada à Prefeitura Municipal do município e, a partir de 2013, também agregou a função de Diretor Artístico e Coreógrafo do Rio Quente Resorts em Goiás.   É jurado, palestrante e ministra workshops em grandes festivais de dança pelo Brasil.


Sobre o Fidifest:

O Fidifest (Fall In Dance International Festival) é um festival internacional de dança que ocorre anualmente em Santos, inspirado no Fall for Dance, lançado há dez anos em Nova York.
A 3ª Edição acontecerá no Teatro Municipal Brás Cubas, entre 25 e 29 de maio. A programação será dividida da seguinte forma:

– Mostra Competitiva de Dança nas modalidades de Balé Clássico de Repertório, Balé Clássico Livre, Jazz Dance, Contemporâneo, Sapateado, Estilo Livre, Dança Flamenca e Danças Urbanas, nas categorias Baby, Infantil, Juvenil I, Juvenil II, Adulto e terceira idade.

– Audição da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, com possibilidade de crianças e jovens, mesmo sem experiência, realizarem testes para a mais conceituada escola de dança clássica do país.

– Workshops nas modalidades de Balé Clássico, Balé para Professores, Jazz Dance, Jazz Musical, Dança Flamenca, Contemporâneo e Sapateado.
O festival busca ser uma vitrine para os trabalhos coreográficos e um intercâmbio entre vários estilos de dança. Também tem o objetivo de ser um instrumento que propicie aos bailarinos a profissionalização e a entrada no mercado de trabalho.
Também contribuir para a formação de público na dança e o fomento turístico e comercial de Santos.
Na Edição de 2015, o FIDIFEST trouxe a Pré-Seleção da Escola Bolshoi do Brasil (processo inédito na região). Graças a esse processo, a cidade de Cubatão tem a primeira bailarina – Maria Eduarda Vidal, de nove 09 Anos – selecionada para a Escola Bolshoi do Brasil, em Joinville, Santa Catarina.
Para este ano, são esperadas mais de 3500 pessoas, entre público, bailarinos, participantes nos workshops e na audição da Escola Bolshoi.


Maiores informações:

www.fidifest.com.br

www.facebook.com/fidifest


Organizadores:


André Santos -
Iniciou sua formação artística em 1987 quando foi residente numa comunidade carente de Cubatão e se juntou a um grupo de teatro de rua. Após dois anos descobriu o amor pela dança, fazendo parte do Grupo de Dança Espaço Inverso de Zeca Rodrigues. Após muita luta para se manter financeiramente da dança, realizando trabalho como bailarino e coreógrafo em outros países (Japão, Rússia, Itália), especializou-se profissionalmente na dança, chegando finalmente ao Raça Centro de Artes de São Paulo de Roseli Rodrigues. Lá, trabalhou em televisão e com artistas, como: Alexandre Pires, Wanessa Camargo, Netinho de Paula. Até que é convidado a integrar o Grupo Adryana e a Rapaziada, iniciando dessa forma na arte da música. Com o término do grupo ele retornou aos trabalhos como bailarino. Atuou no musical “Vitor ou Vitória?”, contracenando com Marília Pêra, Léo Jaime e Daniel Boaventura. Ao termino da temporada e encorajado por Marília Pêra, seguiu para EUA, onde estudou de 2003 a 2007 na Alvin Aylei American Dance Theater, de 2004 a 2009 na Paganini International Institute of Arts e. de 2008 a 2009, na Broadway Dance Center. Ao término do curso na Broadway Dance Center, retornou ao Brasil e abriu o Centro de Dança Backstage, que tem como diferencial o curso de Broadway Jazz. Além de dirigir e dar aulas em seu Centro de Danças, ele também é professor titular de Jazz de Musical no Curso Técnico de Teatro Musical do SESC São Paulo.


Juliana Luiz -
Iniciou a carreira artística aos oito anos num grupo de Jazz e, na mesma temporada ingressou no Conservatório Municipal de Cubatão, onde após 09 anos, em 1993, conquistou a sua formação em balé clássico. Foi assistente de coreografia do Grupo Cênico da Prefeitura Municipal de Cubatão e fez aulas de Street Dance, que lhe permitiu, em parceria com dois dançarinos do Projeto Dança de Rua do Brasil, criar o grupo feminino de Danças Urbanas – KIZOMBA. Sua segunda formação superior é de Radialista – DRT: 30239, onde estagiou na TV Band e na TV da Gente (Netinho de Paula). Trabalhou na Rede Família de Televisão (Emissora do Grupo Record) como redatora e produtora executiva e depois no SBT como assistente de Produção Executiva, trabalhando diretamente com Marlene Mattos. Foi Conselheira de Cultura da Cidade de Cubatão – Segmento Dança (2012-2014) e professora freelancer de Produção de Eventos do SESC Santos (Janeiro/Fevereiro 2015) Elabora projetos culturais para a Secretaria Municipal de Cultura de Cubatão, é orientadora da Escola de Produtores Vara para Pescar de Cubatão e produtora cultural.


Vanessa Toledo -
Formada em Pedagogia pela Universidade Metodista de SP, iniciou seus estudos em dança no Conservatório Municipal de Cubatão (Ivanildo Rebouças da Silva). Tem conhecimento e experiência em Balé Clássico, Jazz, Musical, Contemporâneo e Dança de Rua. Participou de diversos cursos de dança e teatro com Roseli Rodrigues, Zeca Rodrigues, Edson Santos, Kátia Barros, Henrique Carvalho, Gláucia Lacerda, Roseli Pustiglione, Miriam Carbonaro, Marcelo Cirino, Sabrine Sofia, Alexandre Camilo, Gregh Filho, Sandra Corveloni e Wilson Gava (Escola Wolf Maia), entre outros. Integrou os grupos Espaço Inverso, Cubatão Dança e Arte, Corpo Coreográfico e Cênico de Cubatão e Banda Nova Era/SP, participando de diversos Festivais de Dança, como: Festival de Dança de Joinville, ENDA – Encontro Nacional da Dança, Ribeirão em Dança, Passo de Arte e Festival de Dança do Mercosul. Trabalhou como bailarina profissional dançando com duplas sertanejas e em balés de programas de televisão. É funcionária pública da Secretaria Municipal de Cultura de Cubatão, desde 2006. Também é Diretora Artística da Cia. de Dança de Cubatão, desde 2009. Sob sua direção, a companhia conquistou vários títulos em importantes festivais nacionais: Joinville, São José, Passo de Arte, Ribeirão em Dança, etc.