Minimetragem produzido por alunos do Querô na Escola ultrapassa 1 milhão de visualizações no Youtube

Primeiro Beijo - Lívia ReisLevar o cinema para dentro das salas de aula, tornando-o uma rica ferramenta de aprendizado e mostrando que o audiovisual tem poder de comunicação com o jovem, o transformando em protagonistas de suas ações. É com esse objetivo que a equipe do Querô na Escola, projeto desenvolvido pelo Instituto Querô desde 2010, ensina cinema aos alunos dos oitavos anos das escolas públicas de Santos e Cubatão.

Prova de que o projeto tem dado certo está na marca histórica que os alunos alcançaram: mais de um milhão de visualizações no Youtube. O vídeo que despertou a atenção dos internautas aborda com bom humor a espera de uma garota pelo seu primeiro beijo, vivida pela aluna Lívia Reis, com 13 anos na época. “Eu representei a sensação de várias meninas, inclusive a minha, que também estava na ansiedade pelo meu primeiro beijo. Adorei aprender mais sobre cinema e até hoje sou conhecida como a menina da laranja”, brinca Lívia, se referindo a uma das cenas do curtinha em que ela treina um beijo na laranja.

Produzido por alunos da escola cubatense Padre José de Anchieta, o romance “Primeiro Beijo” foi filmado em 2013, ano de estreia do projeto na cidade, com patrocínio da Anglo American. Na ocasião, o curtinha foi eleito Melhor Filme em meio a outros 17 curtinhas produzidos nas 10 escolas públicas participantes em Cubatão.

As minioficinas de audiovisual são ministradas por jovens capacitados nas Oficinas Querô, projeto realizado pelo Instituto Querô há 9 anos na Baixada Santista. “Além dos jovens multiplicarem o que aprendem no Querô, visitamos as escolas da região com o objetivo de produzir filmes que abordem questões sociais e do universo juvenil, para que possam ser usados pelos alunos e pela escola em sala de aula”, comenta a produtora Antoniela Couto Lorenço.

Além das visualizações, mais de 3 mil pessoas deixaram seus comentários no vídeo, mostrando que o cinema conquista cada vez mais espaço nas plataformas online. Todos os mini-metragens produzidos no Querô na Escola são postados no canal http://youtube.com/queronaescola.

O projeto – Em cinco anos de realização, 147 minimetragens foram produzidos no Querô na Escola, beneficiando mais de 1800 alunos em Santos e 1600 estudantes de Cubatão. Nas minioficinas, os jovens passam por aulas de sensibilização, roteiro, e filmagem, aprendendo sobre formatos e gêneros, movimentos de câmera e assistem seus filmes em sessão especial no Cine Roxy, com premiação para os 3 melhores. Esse ano, haverá também Votação Popular, marcada para começar em setembro, no site do Instituto Querô: www.institutoquero.org.