2º Nerd Cine Fest Santos terá pré-estreias exclusivas de Quarteto Fantástico e Corrente do Mal e ações em diversos espaços da cidade

foto capaNão é de hoje que a região da Baixada Santista possui um público ávido por quadrinhos e, mais recentemente, pela cultura geek: que engloba pessoas obcecadas por HQs, animes, séries, games, tecnologia e artigos eletrônicos. E se anos atrás ser geek, ou nerd, era motivo de sarro na escola, hoje se transformou em algo descolado. Não à toa foi desenvolvida toda uma indústria para atender essa demanda, incluindo roupas, óculos, etc.

Após o sucesso de 2014, quando cerca de 4 mil pessoas passaram pelas sessões e encontros, o Nerd Cine Fest Santos – Festival de Cinema e da Cultura Nerd e Geek do Litoral Paulista chega à sua segunda edição entre 5 e 11 de agosto, com nove longas-metragens e ações em sete espaços da cidade. Toda a programação é gratuita e visa, além do entretenimento, à formação de público e democratização do acesso à cultura.

Pré-estreias exclusivas:

Em 2015, o Nerd Cine Fest Santos contará com duas pré-estreias exclusivas. Na abertura, dia 5, quarta, 21h, na sala 5 do Roxy 5, do aguardado novo longa do “Quarteto Fantástico”, numa parceria com a distribuidora Fox Film do Brasil.

Já no encerramento, dia 11, 21h, na sala 4 do Cine Roxy 4 do Shopping Pátio Iporanga, acontece a pré-estreia de “Corrente do Mal”, o filme de terror sensação da temporada nos Estados Unidos. Essa sessão é em parceria com a distribuidora California Filmes.

Essas duas exibições são para convidados, mas ingressos serão sorteados nas redes sociais do festival e do Cine Roxy.

Em parceria com a distribuidora Warner Bros. Pictures Brasil, serão exibidos filmes recentes que chamaram a atenção de público e crítica: na quinta (6), “Círculo de Fogo”; sexta (7), “O Homem de Aço”; e segunda (10), “Interestelar”, sempre 21h na sala 4 do Roxy 4 do Pátio Iporanga. Para essas sessões, será preciso retirar o convite gratuito na bilheteria do cinema no dia da exibição. Cada pessoa poderá retirar um convite.

Quarteto Fantástico PosterTodas as sessões nas unidades do Cine Roxy serão precedidas pelo trailer de “Batman V. Superman: A Origem da Justiça”, que estreia em 2016.

As sessões de abertura, encerramento e mais uma (surpresa) no Pátio Iporanga terão sorteios de brindes cedidos pela loja Cult Comics do Cine Roxy 5.

Exposição:

Na quinta-feira (6), a partir das 19h, estreia a exposição “Akira por uns 40…”, em homenagem ao personagem Akira, famoso mangá japonês depois adaptado para o cinema numa célebre animação. Cerca de 40 desenhistas da Baixada Santista e de mais os quatro cantos do mundo, participam da mostra no Shopping Pátio Iporanga, que ficará duas semanas em cartaz, sempre no horário de funcionamento do shopping, das 10h às 22h.

Expansão e formação de público

Visando atrair ainda mais pessoas para este rico universo e desenvolver o olhar crítico, o Nerd Cine Fest Santos expande suas atividades com sessões em parceria com o projeto Cine Comunidade, o Museu da Imagem e do Som e o Cine ZN, equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura de Santos.

Na quinta-feira, dia 6, 16h, tem sessão da animação francesa “Gato em Paris” no Cine ZN. Parte da sala será reservada para alunos da Associação Tia Egle.

Em 8 de agosto, sábado, o projeto realizará uma sessão dupla na Gibiteca Municipal com “Steamboy” (10h) , e “Akira” (15h), dois animes dirigidos por Katsuhiro Otomo. Após os filmes ocorrerá um bate-papo sobre “mangas e animações japonesas como instrumentos de inserção social” com os desenhistas da exposição “Akira por uns 40…” e ainda os críticos de cinema André Azenha (G1 e CineZen) e Vinicius Carlos Vieira (CinemAqui), este dois últimos também organizadores do festival.

Ainda no sábado, 22h, no Museu da Imagem e do Som de Santos é a vez do cult “Donnie Darko”.

As sessões nestes espaços não precisam de retirada de ingresso e a entrada do público se dará por ordem de chegada.

Games são obras de arte?

Corrente do Mal posterNo domingo (9), 19h30, o tema será debatido no HP Geek Bar por Felipe Ferreira, proprietário do espaço e especialista em games.

Programação completa:

QUARTA-FEIRA, 5 DE AGOSTO, 21H
Abertura com pré-estreia exclusiva de “Quarteto Fantástico” (2015) em parceria com a Fox Film do Brasil
Cine Roxy 5
Sessão para convidados, mas ingressos serão sorteados nas redes sociais do Nerd Cine Fest Santos, Cine Roxy e instituições parceiras.
SOBRE O FILME: Quatro adolescentes são conhecidos pela inteligência e pelas dificuldades de inserção social. Juntos, são enviados a uma missão perigosa em uma dimensão alternativa. Quando os planos falham, eles retornam à Terra com sérias alterações corporais. Munidos desses poderes especiais, eles se tornam o Senhor Fantástico (Miles Teller, de “Whiplash”), a Mulher Invisível (Kate Mara), o Tocha Humana (Michael B. Jordan) e o Coisa (Jamie Bell). O grupo se une para proteger a humanidade do ataque do Doutor Destino (Toby Kebbell).
Direção: Josh Trank.
106 minutos.
Cópia legendada.

QUINTA-FEIRA, 6 DE AGOSTO

16h
Cine Comunidade – Sessão de “Um Gato em Paris” (2011)

Cine ZN
Gratuito (com parte da sala reservada para alunos da Associação Tia Egle)
SOBRE O FILME: Indicado ao Oscar de melhor animação. Dino é um gato que divide a vida entre duas casas. Durante o dia ele fica ao lado de Zoé (Oriane Zani), a filha de Jeanne (Dominique Blanc), que é delegada de polícia. À noite ele acompanha Nico (Bruno Salomone), um ladrão de grande habilidade que perambula pelos tetos de Paris em busca de novos roubos. Jeanne investiga vários roubos de joias e ainda precisa proteger o Colosso de Nairóbi, um monumento famoso cobiçado por Victor Costa (Jean Benguigui). Dino é testemunha de tudo o que acontece com seus dois donos e, por causa disto, vive várias aventuras.
Direção: Jean-Loup Felicioli, Alain Gagnol
70 minutos.
Cópia dublada.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=aWb44jbjmaU


19h

Lançamento da exposição “Akira por uns 40…”
Shopping Pátio Iporanga, primeiro piso
Cerca de 40 ilustradores da Baixada Santista e do mundo se reuniram para homenagear o famoso mangá japonês. São 40 visões para uma obra que marcou época.

21h

21h – Sessão de “Círculo de Fogo” (2013), em parceria com a Warner Bros. Pictures Brasil
Sala 4 do Cine Roxy 4 do Shopping Pátio Iporanga
Gratuito – retirada de ingressos no dia, na bilheteria do cinema. Cada pessoa poderá retirar um ingresso
SOBRE O FILME: Do aclamado cineasta Guillermo del Toro chega a aventura de ação de ficção científica Círculo de Fogo, da Warner Bros. Pictures e Legendary Pictures. Quando legiões de criaturas monstruosas, conhecidas como Kaiju, começaram a surgir dos mares, teve início uma guerra que tomaria milhões de vidas e consumiria os recursos da humanidade por anos, até seu fim. Para combater os gigantescos Kaiju, um tipo especial de armamento foi desenvolvido: robôs descomunais, chamados Jaegers, controlados simultaneamente por dois pilotos cujas mentes estão sincronizadas por uma ponte neural, chamada de “neuroconexão”. Mas à medida que o inimigo torna-se mais potente a cada ataque, até mesmo os Jaegers se mostram quase indefesos diante dos implacáveis Kaiju. À beira da derrota, as forças em defesa da humanidade não têm outra escolha a não ser recorrer a dois heróis improváveis – um ex-piloto isolado (Charlie Hunnam) e uma principiante inexperiente (Rinko Kikuchi) – que formam a equipe que pilotará um Jaeger aparentemente obsoleto. Juntos, eles representam a última esperança da humanidade diante do apocalipse iminente.
Direção: Guillermo del Toro.
130 min.
Ação / Aventura.
Cópia legendada.

https://www.youtube.com/watch?v=_Nat1oQup5M

 

SEXTA-FEIRA, 7 DE AGOSTO
Sessão de “O Homem de Aço” (2013), em parceria com a Warner Bros. Pictures Brasil
Sala 4 do Cine Roxy 4 do Shopping Pátio Iporanga
Gratuito – retirada de ingressos no dia, na bilheteria do cinema. Cada pessoa poderá retirar um ingresso
SOBRE O FILME: Um garoto descobre ter poderes extraordinários e não ser do planeta Terra. Ao se tornar um jovem homem, ele viaja para descobrir de onde veio e a razão pela qual foi enviado.  Mas o herói dentro de si deve se manifestar se ele quiser salvar o mundo da aniquilação e se tornar um símbolo de esperança para a humanidade. Desafiando o super-herói estão outros dois sobreviventes Kryptonianos, o malévolo General Zod e Faora, a maldosa parceira de Zod e Faora. O filme deu início ao universo cinematográfico da DC Comics.
Direção: Zack Snyder.
143 minutos.
Ação / Aventura.
Cópia legendada.

SÁBADO, 8 DE AGOSTO

10h
Cine Comunidade – Sessão de “Steamboy”
Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes
Gratuito
SOBRE O FILME: Dado na época de seu lançamento como a animação mais cara da história, foram gastos 20 milhões, o filme conta a história de Ray Steam, um jovem inventor que recebe uma misteriosa bola de metal de presente de seu avô e se vê portador de uma invenção que pode mudar o futuro de uma nação inteira, o que o faz ter que lutar contra uma fundação que só quer a descoberta para fins inescrupulosos, e nessa luta ele acaba descobrindo ter a seu favor justamente os fantásticos poderes desse artefato.
Direção: Katsuhiro Otomo.
Duração: 126 min.
Cópia legendada.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=bI7-bx8QqZ8
15h
Cine Comunidade – Sessão de “Akira” (1988)
Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes
SOBRE O FILME: Para muitos o filme que revolucionou as animações japonesas, “Akira” conta a história de Kaneda e sua gangue de motoqueiros em Neo-Tokyo, novo nome da capital japonesa em 2019, depois de uma Terceira Guerra Mundial que destruiu a original. E é um de seus parceiros de gangue, Tetsuo, que acaba sendo raptado pelo governo e descobre ter um poder paranormal que o leva à beira da sanidade enquanto parte em busca do lendário Akira, um ser com os mesmo poderes.
Direção: Katsuhiro Otomo.
Duração: 124 min.
Cópia legendada.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=msUWDYYtaIU
Em seguida, bate-papo com os ilustradores da exposição “Akira por uns 40…” com o tema “Mangas e animações japonesas como instrumentos de inserção social”

22h
Sessão de “Donnie Darko” (2001)
Museu da Imagem e do Som de Santos
Gratuito
SOBRE O FILME: Donnie (Jake Gyllenhaal) é um jovem brilhante e excêntrico, que cursa o colegial mas despreza a grande maioria dos seus colegas de escola. Donnie tem visões, em especial de um coelho monstruoso o qual apenas ele consegue ver, que o encorajam a realizar brincadeiras destrutivas e humilhantes com quem o cerca. Até que um dia uma de suas visões o atrai para fora de casa e lhe diz que o mundo acabará dentro de um mês. Donnie inicialmente não acredita na profecia, mas momentos depois um avião cai bem no telhado de sua casa, quase matando-o. É quando ele começa a se perguntar qual o fundo de verdade da sua previsão.
Direção: Richard Kelly.
104 minutos.
Cópia legendada.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=8wqVHjK2bQs

DOMINGO, 9 DE AGOSTO

19h30 – Debate – “Os games são obras de arte?” com Felipe Ferreira e
HP Geek Bar
Gratuito.

SEGUNDA, 10 DE AGOSTO
21h – Sessão de “Interestelar” (2014), em parceria com a Warner Bros. Pictures Brasil
Sala 4 do Cine Roxy 4 do Shopping Pátio Iporanga
Gratuito – retirada de ingressos no dia, na bilheteria do cinema. Cada pessoa poderá retirar um ingresso
SOBRE O FILME: Com o nosso tempo na Terra chegando ao fim, um time de exploradores é responsável pela missão mais importante da história da humanidade: viajar além desta galáxia para descobrir se a raça humana tem futuro além das estrelas.
Direção: Christopher Nolan.
169 minutos.
Cópia legendada.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=BYUZhddDbdc

TERÇA, 11 DE AGOSTO
Encerramento com pré-estreia exclusiva de “Corrente do Mal” em parceria com a Califórnia Filmes
Sala 4 do Cine Roxy 4 do Shopping Pátio Iporanga
Sessão para convidados, mas ingressos serão sorteados nas redes sociais do Nerd Cine Fest Santos, Cine Roxy e instituições parceiras.
SOBRE O FILME: Algo apavorante está rondando os adolescentes de um subúrbio de Detroit. A bela Jay, de 19 anos, não parece perceber: ela aproveita o outono ao lado de sua irmã Kelly, de seus amigos de escola e de seu novo namorado, Hugh, com quem faz sexo pela primeira vez. Após o ato, porém, ela não consegue evitar a sensação de que alguém – ou algo – está seguindo todos os seus passos. À medida que a ameaça torna-se mais real, Jay e seus amigos descobrem que ela se tornou o principal alvo de uma força macabra e inexplicável.
“Um dos mais marcantes filmes de terror americanos em anos” – The Dissolve.  “Você não vai ver nada mais assustador este ano” – Sky Movies.  “O sonho dos fãs de terror se torna realidade” – The Telegraph.
Direção: David Robert Mitchell
100 minutos.
Terror.
Cópia legendada.

Endereços:

– Cine Roxy 4 – Shopping Pátio Iporanga – Av. Ana Costa, 465, Gonzaga
– Cine Roxy 5 – Av. Ana Costa, 443, Gonzaga.
– Cine ZN – Centro Cultural da Zona Noroeste (Av. Afonso Schmidt, s/n°, Areia Branca)
– Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes – – Av. Bartolomeu de Gusmão, sem número (Posto 5)
– HP Geek Bar – Rua Bahia, 93, Gonzaga
– Museu da Imagem e do Som de Santos – Av, Pinheiro Machado, 48, térreo, Vila Mathias, no Centro de Cultura Patrícia Galvão
– Shopping Pátio Iporanga – Av. Ana Costa, 465, Gonzaga

O 2º Nerd Cine Fest Santos é realizado por CineZen Cultural, CinemAqui e Cine Roxy em parceria com as distribuidoras Fox Film do Brasil, Califórnia Filmes e Warner Bros. Pictures Brasil, e tem apoios da Secretaria Municipal de Cultura, através da Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes e COCINE, do Shopping Pátio Iporanga, Vídeo Paradiso, loja Cult Comics, Sesc. HP Geek Bar, TV Tribuna (afiliada Globo), Rádio CBN Santos e site Judão. A coordenação é dos críticos de cinema André Azenha e Vinicius Carlos Vieira.

Maiores informações: www.nerdcinefestsantos.com.br e www.facebook.com/nerdcinefestsantos.