Curta-metragem | Sonar

sonarSom. O que soa aos ouvidos. Tudo que é captado pelo sentido da audição; ruído, barulho. Propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda mecânica.

O som movimenta as moléculas de ar e estas batem uma nas outras, transferindo, dessa forma, sua energia para outra molécula. As vibrações são chamadas de ondas sonoras.

“Expressando alguns sentimentos meus, que vão atingir uma pessoa, ela é atingida por isso, e a retribuição está na expressão que essa pessoa tem, isso tocar alguém e essa pessoa acrescentar pensamentos novos, mudar de ideia, ou se sentir transformada através da minha expressão. A gente é um sonar. Isso é absolutamente igual à um sonar.”

O curta “Sonar”, de Victor Alencar, nos remete a uma pesquisa sensorial sobre o universo do som. Sobre o contato e a troca, talvez,  um ensaio sobre a compreensão de pontos de vistas e realidades diferentes.  “Você consegue fechar seus olhos, mas não consegue fechar seus ouvidos”. Com essa premissa, o curta nos conduz à uma busca sonora de entendimento, autoconhecimento e percepção de que nem sempre nos dispomos a observar e entender o mudo ao nosso redor como o realmente é.

Sonar

Dir.: Victor Alencar

Ano: 2014

Duração: 13:31

Documentário

Teaser: