Nerd Cine: Artista paulistano conta processo de criação em exposição

kulhydrater i mad tabel go danielpudlesNo sábado, van de heuvel tuindecoratie link 6 de setembro, hele vejen nik og jay 19h30, dentro da programação do boka havets katedral view 1º Nerd Cine Fest Santos, acontecerá o lançamento da exposição http://leftprevent.life ems training amsterdam “http://ironneedle.live/2018/08 waarom glasvezel ipv kabel A construção de uma ideia: do esboço à animação”, no la la land die watch Shopping Pátio Iporanga, com originais do projeto “Globo Mágico”, do desenhista paulistano parents élancez vous caf Daniel Pudles e da produtora santistala rondavelle tamarin mauritius Tatiane Matheus. A mostra ficará em cartaz durante três semanas e ficará aberta para visitação durante o horário de funcionamento do Shopping Pátio Iporanga.

couch hohe sitzhöhe De caráter transmedia (série de animação, Apps, livros e site) “Globo Mágico” conta a história de quatro crianças que vão visitar o avô, um diplomata aposentado, que tem um “globo mágico” em sua biblioteca que conta histórias (contos e fábulas) de distintos países. O projeto está registrado na Espanha e Brasil.

O roteiro e produção do projeto foi escrito pela jornalista santista Tatiane Matheus para seu mestrado em Produção e Gestão Audiovisual da Fundación Santiago Rey Fernández-Latorre da Universidade da Coruña, na Espanha. “Trata-se de um projeto transmídia para crianças de 4 a 7 anos com o objetivo de ter uma série de animação baseada em contos e fábulas de diversos lugares. Este trabalho foi exposto a dois pitchings no máster, na Espanha, com a presença de produtores espanhóis”, explica Tatiane.

Para Daniel, o “Globo Mágico” significa aprendizado e a busca de sempre querer se desenvolver. “Temos o sonho de transformá-lo em uma série de animação, por enquanto, vamos compartilhar o que estudamos em um site onde reúne contos e fábulas de diversos países e continentes”, conta Tatiane.  “Depois dos curtas que fiz o ‘Globo Mágico’ é meu filho querido pelo processo de sair do meu país e trabalhar em um lugar que até então desconhecia”, completa o artista.

O objetivo é mostrar como é o passo a passo, os vários esboços até chegar à ideia final. No nosso caso, o trailer. “As animações em si passam por este processo e muitas vezes até o concept art que o projeto é vendido no pitching nem sempre é o que vai ser o que vai ao ar. Model sheet, storyborad, etc. Enfim, fazer quem está vendo a exposição entender qual é o processo de um projeto de animação até sua realização”, explica Daniel. “A ideia é que a pessoa sinta a inquietação do artista em como fazer um projeto do nada. Somente através do que roteirista passa para ele, os estudos de estilos, cores, etc”.

Sobre o artista

prog5Daniel é formado pela Escola Panamericana de Arte e Design de São Paulo em 1990. Apesar de ser da “old school” da animação clássica, encontrou na animação digital uma constante fonte de aperfeiçoamento. Com experiência em ambas, desempenhou várias funções como animador (storyboard, layout, montagem, animador lypsinc, câmera).

Trabalhou em curtas e longas-metragens, filmes publicitários, videoclipes e séries de animação. Entre eles, a série da Cartoon Network “Gui e Estopa”, os longas “Cinegibi” da Turma da Mônica, “Brasil Animado”, “Garoto Cósmico”, “O menino e o Mundo”, “Colombina” de Ed Motta, entre outros.

Sobre a produtora

Tatiane Matheus, santista, atualmente, mudou os rumos da carreira ao fazer um mestrado em produção e gestão audiovisual na Espanha.. Pós-graduada em Política e Relações Internacionais, é repórter freelancer da Revista BiodieselBR e do Portal Terra. Trabalhou no jornal O Estado de S. Paulo (2004-2011), fez reportagens para as revistas Exame, Casa & Mercado, Revista Young e Docol. Publicou textos no Jornal da Tarde e no site Terra. Exerceu o cargo de analista de Mídia e Redes Sociais no Grupo Máquina PR (2012) e CDN (2013). Porém, precisou ir para o outro lado do Oceano Atlântico para redescobrir o audiovisual. Entre 1999 e 2002, foi estagiária da Santa Cecília TV.

No dia seguinte, domingo, 7 de setembro, Daniel participa junto com Leandro Altafin e Alexandre Shinji do bate-papo sobre as diferentes formas de fazer animação para cinema, na Gibiteca de Santos. Antes, ocorrerá uma maratona com seus curtas e exibição da clássica animação “Akira”. Programação completa do festival: http://nerdcinefestsantos.com.br/programacao/.

Curtas que serão exibidos domingo na Gibiteca:

Surgir Brasil, 1999. 1’20” A valorização dos traços humanos com os mais diferentes rostos. Surge o amor, surge a tristeza, surge a felicidade… Tudo pode surgir!

Ultimamente Brasil. 3’55” Uma mulher descobre que a sua força interior é capaz de superar todos os obstáculos. Quem disse que a vida seria tão fácil?

O tempo todo Brasil, 2002. 6’13” Há momentos que é preciso sair da caverna para viver. Como distinguir o sonho da realidade?

Jogos Panamericanos Brasil, 2007. 2’23” Atletas em competições diferentes, mas com um objetivo em comum: ser campeão.

Cinéfila, a lata Espanha-Brasil. 1’ Cansada da rotina, Cinéfila se recicla inspirada em seus filmes prediletos. Globo Mágico Espanha-Brasil. 1’ Anne, Theo, Sara e George vão visitar o Vovô. Entre brincadeiras eles descobrem um Globo Mágico que traz histórias de diferentes países.

Serviço:
Lançamento da Exposição ““A construção de uma ideia: do esboço à animação”, de Daniel Pudles
Sábado, 6 de setembro, 19h30
Shopping Pátio Iporanga – Av. Ana Costa, 465, Gonzaga
Aberto ao público

O 1º Nerd Cine Fest Santos – Festival de Cinema e Cultura Nerd e Geek do Litoral Paulista é organizado por CineZen Cultural, CinemAqui, Cine Roxy, com parcerias do Shopping Pátio Iporanga, Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes e tem apoios do Ao Café, das distribuidoras Imagem Filmes e Diamond Filmes, da Secretaria Municipal de Cultura de Santos, da Vídeo Paradiso, do grupo Animelan e banda Ryujin.

Maiores informações:

www.nerdcinefestsantos.com.br

www.facebook.com/nerdcinefestsantos