29/09: CulturalMente Santista em Quadrinhos entrevista ao vivo o jornalista, professor e pesquisador de HQs Paulo Ramos na Gibiteca de Santos

pauloramosO CulturalMente Santista, site que promove o evento homônimo e faz entrevistas biográficas com os nomes que disseminam a cultura na região, tem realizado, desde julho, em parceria com a Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Pais, em Santos, registros ao vivo todo último domingo do mês, na série “CulturalMente Santista em Quadrinhos”. O espaço tem recebido um entrevistado ligado à nona arte (quadrinista, chargista, roteirista, etc), que narra sua trajetória profissional, as necessidades e fatores positivos do segmento, entre outros temas. O áudio é registrado para publicação no site www.santoscultural.net. Já a Prefeitura faz um registro em vídeo para futuras consultas. Neste domingo (29), a partir das 17h, será a vez do jornalista, professor universitário e pesquisador em HQs Paulo Ramos contar sua história ao público. A mediação é dos jornalistas André Azenha e Marcus Vinicius Batista. O jornalista André Rittes também participa do encontro.

Ramos é jornalista, professor universitário e pesquisador em histórias em quadrinhos, com vários livros publicados neste segmento. Nascido em São Caetano, passou boa parte da sua carreira jornalística em Santos, onde foi repórter e editor da TV Tribuna. Trabalhou também como âncora na TV Cultura de São Paulo, de onde saiu para se dedicar à carreira acadêmica. Como pesquisador de quadrinhos é o responsável pelo Blog dos Quadrinhos, do UOL e ganhador de um troféu HQ Mix na categoria livro teórico com a obra “Bienvenido – um passeio pelos quadrinhos argentinos”, de 2010 e mais outros dois pelo blog.

 

A Gibiteca fica no Posto 5, na avenida da praia, bem em frente à rua Oswaldo Cruz, no Boqueirão. A entrada é franca.

CulturalMente Santista: Site (www.santoscultural.net) produzido de forma independente idealizado pelo jornalista André Azenha, também editor do CineZen, e que atualmente conta com vários colaboradores. Após várias matérias sobre artistas de Santos no CineZen (www.cinezen.net), em outubro de 2011 surgiu a ideia de reunir, em um mesmo espaço virtual, entrevistas biográficas com nomes da cultura na Baixada. Desde então, outras foram realizadas e já são mais de 50, nas quais produtores, músicos, profissionais de audiovisual, escritores, atores, artistas plásticos, críticos culturais, entre outros, relembram suas trajetórias e comentam os segmentos em que atuam em registros extensos e detalhados. Hoje, o site tem média de 30 mil acessos/únicos por mês. Como o CineZen organizava bate-papos culturais, surgiu a ideia de concentrá-los em um evento maior, que acabou batizado CulturalMente Santista e já teve duas edições, em 2012 e 2013, com ampla participação do público e cobertura da mídia. Somando as duas edições, foram vinte bate-papos, com mais de 100 nomes da área cultural, duas exposições, e espetáculos de teatro, musica, exibição de filmes, etc.

Serviço:
Culturalmente Santista – Quadrinhos, com Paulo Ramos
Mediação:
André Azenha e Marcus Vinicius Batista
Participação: André Rittes
Domingo, 29 de setembro, 17h
Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes – Posto 5, Praia do Boqueirão –  (13) 3288-1300.
Parceria entre o CulturalMente Santista e a Gibiteca
www.santoscultural.net