31/08: Cine Comunidade exibirá Kiriku e a Feiticeira no Morro do São Bento

CREATOR: XV Version 3.10a  Rev: 12/29/94O cinema pode desempenhar vários papéis: entretém, é capaz de gerar reflexão, abordar diferentes aspectos da sociedade, informar sobre temas nem sempre difundidos como deveriam. Aliás, temas que numa sala de aula poderiam ser encarados como “chatos”, na tela de cinema ganham outro tratamento, atraem a atenção do espectador. No entanto, nem todas as pessoas têm acesso à sétima arte. Tendo em vista o potencial informativo desempenhado pelos filmes e a falta de condições encontrada por moradores de comunidades carentes em conseguir assisti-los, a Secretaria de Cultura de Santos realiza Cine Comunidade: projeto que ocorre sempre aos sábados, em bairros de vulnerabilidade de Santos. O projeto consiste na exibição de filmes que abordam temas do cotidiano, seguidos por bate-papo com o jornalista e crítico de cinema André Azenha. A entrada é franca. O apoio, da Vídeo Paradiso.

A quarta sessão dessa temporada será no próximo sábado, 31 de agosto, a partir das 15h, no Centro Cultural do Morro do São Bento, quando será exibida a premiada animação francesa “Kiriku e a Feiticeira”, de Michel Ocelot.

Kirikou_01_01O objetivo é levar a bairros e comunidades que tenham difícil acesso à cultura e às artes, informação e cultura através de filmes que despertem a atenção para temas diversos relacionados à cidadania: educação, democracia, segurança, alimentação, esportes, saúde, etc.

Sobre o filme
Na África Ocidental, nasce um menino minúsculo, cujo tamanho não alcança nem o joelho de um adulto, que tem um destino: enfrentar a poderosa e malvada feiticeira Karabá, que secou a fonte d’água da aldeia de Kiriku, engoliu todos os homens que foram enfrentá-la e ainda pegou todo o ouro que tinham. Para isso, Kiriku enfrenta muitos perigos e se aventura por lugares onde somente pessoas pequeninas poderiam entrar. 70 minutos.

Temas abordados: Superação, força de vontade, não julgar as pessoas pela aparência.

Trailer do filme

Cine Comunidade – Sessão de Kiriku e a Feiticeira + bate-papo com o crítico de cinema André Azenha
Sábado, 31 de agosto, 15h
Centro Cultural do Morro do São Bento – Rua São Luiz s/nº
Entrada franca