Em Santos, coletivo de quadrinistas busca apoio para HQ sobre fantasma de político corrupto que volta do além para corromper pessoas

kulhydrater i mad tabel go CapaAs iniciativas de financiamento colaborativas, conhecidas como van de heuvel tuindecoratie link crowdfunding, têm contribuído para a viabilização de vários projetos culturais interessantes que não encontrariam a luz do sol sem essa alternativa. Mais complicado ainda é conceber uma história em quadrinhos, ramo de atividade artística com muitos admiradores no país, mas que ainda enfrenta dificuldades para quem pretende viver dele.

hele vejen nik og jay Foi com o objetivo de divulgar artistas nacionais e utilizar a arte para retratar uma parte da realidade brasileira que o santista boka havets katedral view André Alonso, de http://leftprevent.life ems training amsterdam 26 anos, até então um fã de quadrinhos, concebeu o projeto http://ironneedle.live/2018/08 waarom glasvezel ipv kabel “Egum”, que entrou no la la land die watch Catarse (site de crowdfunding, no endereço http://catarse.me/pt/egum) buscando a contribuição das pessoas para ser publicada. O álbum será inteiramente colorido e terá 120 páginas, buscando uma qualidade gráfica equiparável às publicações estrangeiras.

parents élancez vous caf O coletivo de quadrinistas precisa arrecadar R$ 24 mil até 14 de junho para ver a HQ ganhar vida. Quase metade do montante já foi arrecadada. Mas, se o valor desejado não for alcançado, quem colaborou pode receber do Catarse o dinheiro de volta ou investir em outro projeto hospedado no mesmo site.

la rondavelle tamarin mauritius couch hohe sitzhöhe Egum

Organizado e escrito por André, o trabalho reúne os desenhistas Felipe Moreno, Giovana Leandro, Sílvio Db e Anderson Cabral, e os ilustradores Tila Barrionuevo, Helena Cintra e Go Carvalho. “É importante dizer que cada um desses artistas é de um canto do país (Santos, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Natal) e trabalha com um estilo diferente de fazer quadrinhos (oriental, americano, etc)”, explica André. “Eles intercalam a produção da obra fazendo com que cada capítulo do livro tenha um tom diferente, e que somente uma obra brasileira poderia unir diversos traços em uma única história”, ressalta.

Página2A história fala sobre Rubens Carneiro, um político corrupto que, durante sua campanha para governador, acaba sendo assassinado. Entretanto, ele desperta como um fantasma e em sua nova forma fará tudo aquilo que sempre soube fazer em vida, influenciar e corromper as pessoas, além de drenar o que deveria ser dos outros. Ao longo da história, há diversas referencias a quadrinhos, livros, músicas e simbologias.

O termo “egum” significa uma alma ou espírito falecido. Porém, na linguagem popular, é um espírito com valores negativos, composto por vícios desejos e problemas, que suga a energia vital dos vivos. Também chamado de “Obsessor”.  “Um termo justo para um político que sempre se aproveitou dos outros”, ironiza o autor do projeto.

Como surgiu o projeto

“Eu era somente um leitor de quadrinhos e acabei tendo contato com diversos artistas do Brasil, e descobri que embora eles estejam por ai, há poucas obras nacionais. A maioria do pessoal acaba pela falta do mercado não se destacando ou trabalhando para o exterior”, explica o idealizador do projeto. “Então criei esse projeto que tem dois objetivos: divulgar artistas nacionais de áreas e estilos diferentes – afinal, unir estilos em um único conjunto é uma coisa bem Brasileira. -, e contar uma história  com temática nacional, esse arquétipo que foi criado e representa toda a podridão moral, a cara de pau e a impunidade”, detalha. “Quero provar que é possível investir e produzir uma obra nos padrões de qualidade internacional”, conclui André.

capáaluxoNomes dos Integrantes:

Edição Roteiro:

André Alonso – (Santos – SP)

Quadrinistas:

Anderson Cabral – (São Paulo – SP)

Silvio dB – (Recife – PE)

Giovana Leandro – (Natal – RN)

Felipe Moreno – (São José do Rio Preto – SP)

Ilustração:

Tila Barrionuevo – (Campinas – SP)

Helena Cintra (Belo Horizonte-MG)

Letras:

Go Carvalho (São Paulo -SP)

Como funciona a colaboração

Catarse é um site de crowdfunding ou financiamento coletivo, e serve para financiar projetos criativos. Pessoas que gostem da ideia podem colaborar financeiramente com pequenas quantias a fim de que o projeto se torne realidade – assim, os colaboradores podem receber algo em troca. “No caso da HQ, receber o livro direito na sua casa, além de outros itens como, capa de luxo, ter o rosto como um personagem dentro da obra, etc. Caso o projeto dê certo, o colaborador recebe os prêmios relativos ao valor que ele contribuiu. Se o projeto não alcançara meta, o dinheiro volta para todos que ajudaram”, explica André.
Para colaborar, acesse http://catarse.me/pt/egum.

Imagens da HQ:

Capa normal:

http://egumhq.weebly.com/uploads/1/1/1/8/11187717/6516844_orig.jpg

Ilustrações:

http://egumhq.weebly.com/uploads/1/1/1/8/11187717/7135424_orig.jpg

http://egumhq.weebly.com/uploads/1/1/1/8/11187717/529445_orig.jpg

Páginas:

http://egumhq.weebly.com/uploads/1/1/1/8/11187717/6158858_orig.jpg

http://egumhq.weebly.com/uploads/1/1/1/8/11187717/6995339_orig.jpg

http://egumhq.weebly.com/uploads/1/1/1/8/11187717/842898_orig.jpg

http://egumhq.weebly.com/uploads/1/1/1/8/11187717/6087960_orig.jpg

http://egumhq.weebly.com/uploads/1/1/1/8/11187717/7600659_orig.jpg

http://egumhq.weebly.com/uploads/1/1/1/8/11187717/6089807_orig.jpg

“Capa de luxo”:

http://egumhq.weebly.com/uploads/1/1/1/8/11187717/1728555_orig.png

Teaser Digital da HQ com as primeiras páginas.

http://issuu.com/andrealonso/docs/egum