12/10: Quatro Quartos homenageia Gilberto Mendes

Gilberto Mendes e Tarso Ramos

O grupo de câmara Quatro Quartos fará o concerto Chuva no Mar: 90 vezes Gilberto Mendes, uma homenagem ao maestro santista que completa 90 anos no dia 13 de outubro e é considerado pela crítica como o melhor compositor desde Villa-Lobos. A apresentação, que faz parte das comemorações oficiais do aniversário do músico, será no próximo dia 12, às 20h20, no Teatro Guarany, em Santos.

No programa, música de compositores brasileiros e de Gilberto Mendes e, ainda, uma homenagem ao compositor santista.

O concerto comemorativo terá participações especiais do poeta Flávio Viegas Amoreira e da cantora Carolina Teixeira. E contará ainda com Jeanice Ferreira, Alessandro Atanes, Edvan Monteiro, Ariadne Filipe, que farão intervenções artísticas no foyeur do teatro, antes da apresentação principal. A presença de Gilberto Mendes também está confirmada.

Sobre o Quatro Quartos

Criado em 2011 com um repertório autoral e participando ativamente do Movimento de Arte Contemporânea Caiçara, o grupo instrumental Quatro Quartos é formado por Tarso Ramos (piano), Leonardo Mallet (violino), Robson Peres (viola); Bruno Davoglio (baixo acústico).

Repensando a música instrumental brasileira, o grupo traz a influência da música erudita européia e do minimalismo americano para a sonoridade tropical, e faz uma música que une o ancestral ao contemporâneo.

A base para esse conceito foram os compositores como Ennio Morricone, Arvo Part, Michael Nyman, Philip Glass, John Adams, Steve Reich e o santista Gilberto Mendes, além das bandas Radiohead e The Beatles.

Além do trabalho autoral com uma nova sonoridade, o grupo faz, ainda, releituras de clássicos da música popular brasileira, e vem tornando-se conhecido na região da Baixada Santista principalmente por sua originalidade.

Com pouco mais de um ano de existência, o grupo já se apresentou nos SESC’s de Santos e Bertioga, e na Casa das Rosas, em São Paulo.

Serviço:

Local: Teatro Guarany

Dia: 12 de outubro

Hora: 20h10

Ingressos à venda a partir das 18h do dia 12 no teatro Guarany: R$10,00 (inteira) R$5,00 (meia)